Lembro exatamente o momento em que fiquei absurdamente encantada e interessada pela carreira de Viola Davis. Era um dia comum, até aparecer na 'timeline' do Facebook um vídeo maravilhoso de uma mulher negra, extremamente bem sucedida e empoderada! Era um discurso (nāo só a fala, mas a presença) que tocava profundamente nas questões da mulher negra. Emocionada, ela disse: " a única coisa que separa mulheres negras de todas as outras sāo as oportunidades". Sim, as OPORTUNIDADES!!! Isso em várias vertentes, mas poucas vezes víamos atrizes negras em papéis de destaque, interpretando personagens bem sucedidas! Viola sabia/sabe muito bem a força que isso representa, o quanto foi difícil e, principalmente, a importância que possui como agente representativa. Ela ganhou o Emmy Awards 2015 e nos fez refletir de forma extremamente densa sobre privilégios . Assista:


Pois bem, fui assistir " How to Get Away With Murder" e o filme "Histórias Cruzadas".  Se eu puder definir  o primeiro episódio HGAWM, sem muita análise no que tange à parte técnica e tal, eu diria: REPRESENTATIVIDADE.  Uma mulher negra em posiçāo de comando em uma série é, no mínimo, inspirador, quase que acolhedor! Eu tive vontade de agradecer Shonda Rhimes pela escolha e desenvolvimento da história dessa personagem. Sério, vocês já repararam os olhares e trejeitos dessa atriz, gente? Tomem nota, por favor, isso faz total diferença.


Já o filme " Histórias Cruzadas", problematizações à parte, equilibrou força e delicadeza para contar histórias tāo duras e cheias de significações para as mulheres negras, aquela dorzinha no peito misturada à uma dose de indignaçāo foram inevitáveis. Mais uma vez, o talento de Davis deu um tom de realidade impressionante e necessário!



*Viola tem 50 anos, venceu dois Tony Award e um Emmy, foi indicada ao Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) em 2009 por sua atuação no filme "Doubt" - no mesmo ano, apareceu no filme "Law Abiding Citizen". Em 2011, ela atuou como Aibileen Clark na adaptação cinematográfica do livro de Kathryn Stockett "The Help", pelo o qual foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático e ao Oscar de Melhor Atriz. No ano de 2015, Viola foi a primeira atriz negra da história a ganhar um Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática. Nem tenho palavras para dimensionar a importância desta vitória ( <3)  

* Fonte: Wikipédia

O fato é que a carreira desta querida é um baita incentivo à mulher negra que, em meio à muita desigualdade, vem conseguindo conquistar seu espaço nos variados nichos. Que haja mais OPORTUNIDADES e fortalecimento. Bora ocupar estes espaços!

Ah, o elenco já se reuniu para gravar a terceira temporada de How To Get Away With Murder! 






0 comentários:

Postar um comentário

/+ Lidas/