Olá, pessoal!

Encerrando a semana aqui no Guia, vamos refletir acerca de uma premiação um tanto quanto curiosa da TV nacional: o "Troféu Imprensa"!



Junto com o "Troféu Melhores do Ano", do Domingão do Faustão, são as duas únicas premiações televisivas brasileiras transmitidas por emissoras de TV aberta.

Chupa essa manga



Abalou o chão com essa notícia!



Neste último domingo, dia 22/05/16, ocorreu a edição 58 da entrega da estatueta - que em muito se assemelha à do Oscar. Percebam a semelhança:

Troféu Imprensa



Oscar


Agora, um desafio: na imagem abaixo, o ator e apresentador Rodrigo Faro está indicando que já ganhou:

(a) 6 Oscars,
(b) 6 Troféus Imprensa,
(c) n.d.a.



Difícil o raciocínio, não? As estatuetas confundem muito! :o

A tradição do Troféu teve início em 1958, quando foi criada pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. O resultado de quem dos indicados havia faturado o título de melhor profissional em uma determinada categoria era divulgado, posteriormente, por jornais. O júri era composto por jornalista pertencentes aos principais conglomerados comunicativos de São Paulo.

E acertou quem disse que, desde daquela época, a Sonia Abrão, o Décio Piccinini e o Nelson Rubens já faziam parte do corpo de jurados..!





Gente, é  sério... Passa ano, entra ano e esses 3 tão lá na bancada do Tio Silvio dando suas opiniões.

Quem pode, pode! Né não, Soninha?



Foi somente em 1970 que Plácido cedeu os direitos do prêmio ao Silvio Santos; que bolou um novo formato à cerimônia; formatando, pouco a pouco, a roupagem e a linguagem tal qual a conhecemos hoje. É um evento sem tanta pompa, devido à informalidade com que Silvio o conduz e dialoga com os telespectadores.



A própria roupagem do "Troféu Imprensa" o impede de se assemelhar ao Oscar. Enquanto que na premiação brasileira os votos são dados ao vivo e o corpo de jurados têm o direito de expor suas opiniões e justificar o voto, na internacional o veredito chega através de um envelope; deixando os telespectadores, muitas vezes, com uma interrogação em relação aos critérios utilizados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para avaliar as obras concorrentes.

Jurados do "Troféu Imprensa"


Envelope do Oscar


Para além disto, a plateia do Oscar é composta por grandes astros e estrelas da sétima arte enquanto que, a do "Troféu Imprensa", não traz nada mais, nada menos do que as já conhecidas colegas de auditório - que são figurinhas marcadas nos programas dos fins de semana do SBT.





Reconhecimento merecido e propiciado pelo "Troféu Imprensa", uma vez que o público também ganha poder de fala e de expressão ao decidir quem serão os ganhadores do 'Troféu Internet'; impactando no formato! Ponto pro Silvio \o/



Um fator que me chamou bastante a atenção neste ano foi a necessidade das categorias instituídas anteriormente se renovarem. Pasmem: ainda não existem as classes "Melhor Série" e "Melhor Programa de Variedades". 

Por isto, é injusto "Tapas & Beijos", por exemplo, concorrer na categoria "Programa de Humor" com programas de esquete e que em nada apresentam linguagem de ficção seriada. Também não faz sentido o "Fantástico" concorrer como "Programa Jornalístico" sendo que, atualmente, ele é muito mais voltado ao entretenimento.



No entanto e, sem dúvida alguma, o Troféu Imprensa é a premiação televisiva mais plural transmitida atualmente na TV. Além de englobar todas as emissoras abertas do país, ela conta com a presença de grandes figuras que não trabalham no SBT. Este ano mesmo Sílvio de Abreu esteve no palco da atração para receber o prêmio de "Melhor Novela" por "Belíssima", de 2006. Já Rodrigo Faro recebeu o de "Melhor Apresentador ou Animador de TV", por 2014. Também já passaram por lá em anos anteriores Mariana Ximenes, Cauã Reymond, a turma do "Pânico na Band", Lilia Cabral... É muito interessante ver esta interação e comunhão entre emissoras, algo raro de acontecer no contexto cotidiano e acirrado entre elas.

Sílvio de Abreu durante a edição deste ano


Lilia Cabral agradece o carinho do público


EDIÇÃO 2016

Durante a edição deste ano, o evento repercutiu bastante nas redes sociais, como não poderia deixar de ser. Chamou a atenção o fato de Silvio Santos se confundir em relação a que ano estamos e revelar que não conhece o portal MSN (uma das plataformas online responsáveis pela votação dos internautas às categorias), dizendo, até mesmo, que parece nome de partido político HAHAHA <3

Já quando Carlos Alberto de Nóbrega Cazalbé deu o ar da graça para buscar o Troféu pela categoria "Melhor Programa de Humor" (A Praça é Nossa, pelo ano de 2014), Silvio resolveu aconselhar o colega:

"Quando a gente é homenageado nesta idade, o agente funerário começa a preparar o salão".





Vários memes foram criados também, como já era de se esperar....















Abaixo, a lista de quem foi premiado nesta edição:

MELHOR NOVELA

- Cúmplices de um Resgate;
- Os Dez Mandamentos,
- Verdades Secretas. 

(Gostei do resultado!)




MELHOR PROGRAMA DE ENTREVISTA

- Marília Gabriela Entrevista,
- Programa do Jô,
- The Noite.


(Nesta, queria que ganhasse o "Marília Gabriela Entrevista". O Jô Soares precisa se atualizar em pautas, dinamicidade e em conceitos ...)



MELHOR CANTORA

- Anitta,
- Ludmilla,
- Ivete Sangalo.

(Gostei do resultado!)



MELHOR PROGRAMA INFANTIL

- Bom Dia & Companhia,
- Cocoricó,
- Mundo Disney.

(Gostei do resultado! Embora ame "Cocoricó" de paixão, atualmente o programa é veiculado apenas em reprises, indicando que houve uma pausa em sua produção :/)



MELHOR JORNAL

- Cidade Alerta,
- Jornal Nacional,
- SBT Brasil.

(Gostei do resultado! O "JN" já pisou na bola algumas vezes, mas, e dentre as escolhas disponíveis, é a melhor opção)



MELHOR APRESENTADORA OU ANIMADORA DE TV

- Eliana,
- Patrícia Abravanel,
- Sabrina Sato.

(Não curti... A Eliana dá um banho de domínio de palco. Minha torcida era dela...)



MELHOR PROGRAMA DE HUMOR

- A Praça é Nossa,
- Pânico na Band,
- Tapas & Beijos.

(Gostei do resultado!)



MELHOR ATOR

- Alexandre Nero,
- Caio Castro,
- Guilherme Winter.

(Não gostei do resultado... Estava torcendo para o Nero. A composição de seu Romero Rômulo, em "A Regra do Jogo", exigiu muito dele enquanto ator e ele conseguiu cumprir com maestria o desafio de interpretar uma personagem tão complexa e ambígua)



MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO

- Conexão Repórter,
- Domingo Espetacular,
- Fantástico.

(Gostei do resultado!)


MELHOR ATRIZ

- Giovanna Antonelli,
- Grazi Massafera,
- Larissa Manoela.

(Gostei do resultado!)



MELHOR APRESENTADOR OU APRESENTADORA DE TELEJORNAL

- Marcelo Rezende,
- Rachel Sheherazade,
- Ricardo Boechat.

(Gostei do resultado!)




REVELAÇÃO

- Camila Queiroz,
- Renato Livera,
- Wesley Safadão.

(Gostei do resultado!)



MELHOR APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV

- Celso Portiolli,
- Luciano Huck,
- Rodrigo Faro.

(Gostei do resultado!)



MELHOR CANTOR

- Anderson Freire,
- Luan Santana,
- Lucas Lucco.

(Gostei do resultado!)



MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO

- Altas Horas,
- Eliana,
- Programa Silvio Santos.

(Gostei do resultado!)



E você? Quais foram suas impressões sobre o "Troféu Imprensa" deste ano? 

Um grande abraço e até semana que vem! o/































0 comentários:

Postar um comentário

/+ Lidas/