Olá, pessoal!

O que você faria se encontrasse uma pessoa idêntica a você? Eu a colocaria pra fazer esse post enquanto comeria miojo, porque não sou obrigado.

Bem, iniciando a semana aqui no Guia, vamos falar sobre a mais nova novela do SBT: a infantil "Cúmplices de um Resgate"!



Não pessoal, calma! Não é mais uma das infinitas reprises de novelas mexicanas do SBT... Seu Sílvio resolveu produzir uma versão brasileira da história (faceiro que só ele)!!



E sim, como já havia acontecido com "Carrossel" e "Chiquititas" na versão brasileira, "Cúmplices" também está sendo escrita pela Sra. Abravanel! Ôôôô mulher pra não se cansar de escrever, cara! Engata uma trama na outra, literalmente!

A novela foi escolhida para dar continuidade ao sucesso dos folhetins infantis do canal e, claro, por possuir clipes musicais intermináveis e em abundância, o que facilita quando forem esticar o número de capítulos! Abaixo, um clipe onde dançam chiquititas, chiquititos, a Eliana, o MC Gui, o Cirilo... Todo mundo na onda!

ADVERTÊNCIA: SE VOCÊ ASSISTIR AO VÍDEO, A MÚSICA IRÁ TE PERSEGUIR POR 7 DIAS. PASSE ESSE POST PARA 5 AMIGOS SEUS E NADA TE ACONTECERÁ! SHALOM!



Bem, voltando ao tema principal do capítulo de hoje, a história gira em torno de irmãs gêmeas que são separadas logo em seu nascimento. A mãe biológica das meninas é Rebeca (Juliana Baroni). Por um acaso do destino ou por falta de tecnologia no vilarejo onde mora, ela não sabe que está esperando 2 bebês.

Enquanto isso, no outro extremo da pirâmide social, está a interesseira e gananciosa Regina Junqueira (Maria Pinna), que para garantir seu casamento com o milionário Orlando Junqueira (Alexandre Barros) decide inventar que está esperando um herdeiro seu - sendo que nem grávida a criatura está. Decide, então, armar um plano com seu irmão, Geraldo (Nando Pradho), enquanto seu marido viaja a negócios. Geraldo suborna o médico e a enfermeira que irão fazer o parto de Rebeca, roubando uma das crianças enquanto sua mãe dorme (????) 

O que foi muito legal e sensível da direção e do roteiro foi transformar essa sequência de crimes em estética de contos de fadas (o que auxilia aos pequenos a assimilarem a história, sem ficarem impressionados e sem grandes traumas).


Regina, a vilã, foi transformada em bruxa



Rebeca e sua humilde família de coração bão, que corta lenha na floresta


Doze anos se passam e as irmãs crescem, levando vidas completamente diferentes. 

Manuela (Larissa Manoela) é a gêmea boazinha, a Ruth da história. Está sempre pronta a ajudar a quem precisa, canta super bem, faz shows no coreto de sua cidade para um total de 30 figurantes e interage com um cachorro falante (o Manteiguinha). Foi criada por Rebeca e vive feliz nos prados e campos, colhendo alfazemas e lírios.



É o tipo de mocinhas que chama os outros de "mãezinha e "vozinha". Se tivesse pai, já saberíamos como ela o chamaria. Além disto, emite frases como esta:


Fonte: Tv pra vc


Já Isabela (também interpretada por Larissa Manoela elas são gêmeas, dããã) é a irmã má, a Raquel, a porraloka. Cresceu e pintou o cabelo de roxo, porque ela é levada da breca e quer contestar o poderio da Igreja Católica Apostólica Romana. É a criança roubada e foi criada sempre cercada de mimos, mas sem o amor de sua mãe. Quem se importa com ela é o pai, que sempre lhe dá atenção e carinho. Sonha em ser cantora, mas não possui o talento de Manuela.


É justamente Isabela quem descobre Manuela logo de cara, sem saber ainda que são irmãs. Chateada por não cantar bem, decide procurar a menina para trocarem de lugar nas audições que a garota mimada fará para uma banda adolescente. E é aí que a amizade delas começa, vivendo várias aventuras! clichê



Devo confessar que a novela me prendeu bastante, a ponto de eu estar a acompanhando ainda. 

Sim, sociedade. Deixo de assistir Jornal Nacional para assistir "Cúmplices de um Resgate". Pode fazer panelaço e tudo o mais, mas a novela tá cativante (e, no final de semana, assisto ao resumo das tragédias no Fantástico, ok? Obrigado, de nada). A trama é interessante por vários motivos bem simples, mas que juntos fazem toda a diferença!

A começar pela abertura super colorida pseudo-drópica e que prende as crianças no sofá:




O fato dos animas falarem com o público também é muito legal! Eles são uma espécie de narradores da história. E olha que tem uma bicharada insana nessa novela. Colocaram o zoológico inteiro pra participar! Tem um cachorro (Manteiguinha), um gato (Bartolomeu), um rato (Tuntum) e um peixe (Beijoca). E sim, todos eles se expressam em forma de pensamento, como na imagem abaixo.



Além disso, os cenários são bem vivos e, enquanto nosso corpo é constituído 70% por água, na novela o elenco é constituído 80% por crianças. Sim, aquelas com sotaque paulista e que, no futuro, integrarão o elenco de "Malhação" na Globo ou de novelas bíblicas na Record. Mas o importante é que têm talento de sobra! Todas estão no tom certo e garantem empatia de cara com o telespectador!


Tirando o senhor lá atrás, todas essas são crianças da atração!


E adivinhem quem é o mocinho??

Acertou quem disse Duda Nagle!! Depois de ter ficado 3 meses sem aparecer em "Salve Jorge (2012) - novela na qual (PASMEM!) tinha um personagem - ele deixa enfim de interpretar surfistas e playboys mimados para dar vida ao seu primeiro galã sério. Um voto de confiança bem legal e que pode transformar a vida de um ator! Ele está se saindo bem nos capítulos iniciais!


Fonte: Purebreak



O ritmo da história é super rápido, a ponto das gêmeas terem se conhecido já no primeiro capítulo e já estarem contracenando juntas! A edição é ágil e o texto funciona no contexto da trama! Mais um ponto positivo!

O SBT tem aprendido muito em como se fazer novelas desde "Carrossel". O que se percebe é uma evolução tanto técnica (como qualidade de imagem, de som e de fotografia), quanto de investimentos voltados à dramaturgia (em "Cúmplices", foi construída uma cidade cenográfica bem simpática!). É muito feliz constatar que, mesmo depois da programação infantil ter sido reduzida a enlatados - como os famigerados desenhos animados - ou ter sido completamente extinta em outras emissoras; ainda existem canais que produzem conteúdo de qualidade e instrutivo aos pequenos! Sucesso merecido à TV mais feliz do Brasil!!



"Cúmplices de um Resgate" vai ao de segunda à sexta, às 20:30, no SBT. Vale a pena dar uma conferida nesta versão que, na minha opinião, está melhor do que a mexicana e é um respiro às obras mais violentas do gênero.


É isso, pessoal! Espero que tenham curtido mais esse capítulo do Guia!!

Fiquem ligados que quinta tem mais!! Um grande abraço e até logo :)













0 comentários:

Postar um comentário

/+ Lidas/