Olá, pessoal!

Nosso capítulo de hoje falará sobre a mais nova novela das 18h da Globo: "Além do Tempo"!! O enredo, inclusive, chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter no Brasil durante seu primeiro capítulo!



A trama encerra a trilogia espírita idealizada pela autora Elizabeth Jhin, e que foi composta também por "Escrito nas Estrelas" (2010) e "Amor Eterno Amor" (2012). Dessa vez, o ponto central é a reencarnação.

Com direção geral de Rogério Gomes, a história é, à primeira vista, um típico novelão e possui todos os elementos para ser assim caracterizada:

1) Uma vilã bem definida (interpretada, magnificamente, por Irene Ravache), a Condessa Vitória;


Fonte: GShow


2) Um caso de amor aparentemente impossível, entre uma noviça (Alinne Moraes) e um Conde (Rafael Cardoso) que terão que enfrentar vários obstáculos para viverem juntos;


Err... Parece que esse papo de noviça/esposa de Cristo não irá durar tanto



3) Ana Beatriz Nogueira mais uma vez interpretando uma mulher ressentida com a vida e que franze ligeiramente a testa e a região do colo quando vai expressar sua raiva;


Franzindo o cenho e o pescoço, de forma tênue


Cenho: s.m. Expressão carregada facial ou fisionomia que denota sobriedade; aspecto carregado.



4) Pessoas pisando em uvas felizes, cantando e dançando com a boca aberta (ha ha ha ha ha ha ha ha)


Fonte: GShow


E, por que não, figurantes desnorteados em cena





5) Criança prodígio que que faz muitas perguntas e que a mãe já morreu.



Poderá travar altos diálogos com a pequena notável filósofa que atende pelo nome de Mel Maia e habita campos verdejantes.






Brincadeiras à parte, vamos falar de coisa boa? Vamos falar sobre Imecap Hair a história da novela!

Primeiramente, é legal deixar um detalhe esclarecido: o enredo contará com 2 fases! (UOOOU). Na primeira, que durará uns 70 capítulos, acompanharemos os modos de agir das personagens em questão e como as ações irão se desenrolar. Na segunda, haverá um salto de 150 anos e acompanharemos a reencarnação dessas mesmas personagens, já em 2015! Todas as ações que tiverem feito anteriormente irão vir à tona nas novas relações que estabelecerem atualmente! Os vilões ficaram mais bonzinhos (por causa de seu resgate na Terra) e personagens ressentidos poderão se tornar os novos vilões do folhetim! Como dizia a canção:



Ou seja, teremos 2 novelas em uma!! Embora os nomes dos personagens continuem os mesmos, as histórias serão completamente diferentes!

É, sem dúvida alguma, uma medida super inovadora e que acho que dará super certo! Ponto pra Elizabeth Jhin!!


Não se acanhe, Beth.. Venha colher seu sucesso! 



A primeira parte do folhetim se passa no século XIX, no Sul do Brasil (na fictícia Campobello). Emília (Ana Beatriz Nogueira) é uma mulher que sofreu muito por amor e que criou sua filha Lívia (Alinne Moraes) em cima de preocupações amorosas que nutre desde que sofreu um trauma: seu antigo marido, Bernardo (filho da Condessa Vitória), sofreu um acidente na estrada e morreu (antes mesmo da filha nascer). Emília, que acabou ficando desemparada, nunca foi acolhida por sua sogra, que cultiva um sentimento de verdadeiro ódio por ela. 

Emília e Bernardo (Bernardo Marinho) se conheceram em uma das apresentações que ela costumava fazer pelos vilarejos onde passava. Ela era uma espécie de saltimbanco, uma atriz que cantava e fazia teatro mambembe. Quando se olharam, foi amor à primeira vista. A partir daí, passaram a assumir o romance, o que acabou desagradando a Condessa (já que não enxergava em sua nora um futuro à altura de seu herdeiro). 



Condessa Vitória, então, decide armar uma emboscada (pelo menos foi o que deu a entender nos capítulos iniciais): convida Emília para conhecê-la e manda uma carruagem ir buscá-la. Porém, como a moça estava doente, quem vai em seu lugar é Bernardo; que acaba se tornando a vítima do acidente armado por sua própria mãe e morre. Como desgraça pouca é bobagem, Emília, desde então, se torna ainda mais fixada em seu amante e visita, nos tempos vagos, seu túmulo (franzindo o cenho e com toda sua expressão corpórea amargurada).




Fonte: TV pra Vc


Emília passou a ter rancor e raiva da Condessa, evitando encontrar com ela. Doente e desiludida quanto às alegrias da vida e do amor, decidiu enviar sua filha para ser criada no convento (contando que sua morte está próxima e que lá ela seria bem cuidada, nada a faltaria e ficaria longe das armadilhas do coração). 



Lívia, em uma das recaídas da doença da mãe, decide voltar para sua casa e ajudar Emília na taberna que administra. Sua mãe melhora e Lívia se vê obrigada a retornar ao convento.

 Porém, na volta, o cocheiro Ariel (Michel Melamed) se atrapalha com as rédeas dos cavalos e a charrete fica desgovernada. Em um acaso do destino (aham, sei) quem estava passando por lá no momento da confusão era ninguém mais, ninguém menos que........ 

*
*
*

Um cavalo!



Com o Conde Felipe em cima, ora bolas!!



A partir daí, os dois trocam olhares e passamos a torcer pelo casal!





No entanto, mais problemas à vista: Felipe é sobrinho da amarga Condessa Vitória e já está de casamento marcado com a interesseira Melissa (Paolla Oliveira). Não será fácil de conseguir ficar com sua grande amada e moça boa, Lívia. Mas isso são cenas dos próximos capítulos!



Nomes de peso completam o elenco: além dos já citados, Letícia Persiles, Julia Lemmertz, Nívea Maria, Loise Cardoso, Luis Melo, Carlos Vereza, Norma Blum, Inês Peixoto, Carolina Kasting, Luiz Carlos Vasconcelos, Daniela Fontan, entre outros, estão bem à vontade em seus papéis e dando um show à parte!

Outros detalhes que chamaram a atenção do público desde a estreia, na segunda (13/07/2015), foram:

1) O batom roxo de Melissa (Paolla Oliveira) existia ou não naquela época? Será que a MAC trabalha since século XIX?


Fonte: IG


2) O núcleo cômico da Família Pasqualino (que já disse a que veio e divertiu bastante até aqui);


Fonte: GShow


3) A atenção aos detalhes de época, tanto do figurino, quanto dos cenários (primorosos, diga-se de passagem);




Fonte: GShow


4) E pra fechar com chave de ouro, Cássia Eller na abertura com "Palavras"! Chega a arrepiar o sujeito que está assistindo!




Pois é, pessoal! Não precisa chorar de bruços em sua cama porque "Sete Vidas" acabou. Sua substituta no horário é muito boa também e promete forte emoções! Apesar de ser de época e de possuir alguns clichês (como uma vilã rica, amarga e que destrata os criados), a autora por trás do projeto é excelente e suas novelas são sempre de muita sensibilidade, com um roteiro bem escrito e uma trama que se desenvolve rapidamente! É um dramalhão bem executado!

Vale super a pena acompanhar, principalmente pelo fator das duas fases, que dará o que falar!

"Além do Tempo" vai ao ar de segunda a sábado, depois de "Malhação", na Globo!


É isso! Espero que tenham gostado de mais esse post!

Um grande abraço e até semana que vem, galera! :)











2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue.
    Em primeiro lugar, gostei foi das "brincadeiras" no texto. Das ironias e das chamadas de atenção para os clichés. Pois eles são muitos. E notá-los, realçá-los não faz com se goste menos da obra. Mas quem já viu muitas, não se impressiona com a repetição das mesmas.

    O que mais gostei no seu texto foi a descrição da Ana Beatriz Nogueira a interpretar o papel. É que eu não gosto. Talvez porque a testa mal franze... Estou a ver a novela e a pensar como uma mulher dos seus 50 anos tem uma filha de 30 como noviça e como é que naquele tempo se faziam plásticas ao rosto?

    E acho-a "má". Faz o papel com uma postura agressiva, intimista, pouco doente e afetada pelas supostas mazelas que lhe afetam a saúde. Mas espero melhor na virada. Ela é péssima como heroína.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, NPR..! Valeu mesmo pelos elogios e por suas ótimas impressões acerca do post! Fico super feliz que tenha gostado e que esteja acompanhando ao enredo, que está demais! Também não gostava muito da Emília (Ana Beatriz Nogueira) nesse posto de protagonista no início da trama... A personagem era muito depressiva e presa às amarras do passado. Ainda bem que a Lívia contrastava com sua leveza! Mas já estou assistindo a segunda fase da trama e devo adiantar que está demais, você vai gostar!! :)

      Um grande abraço e continue acompanhando o Guia! \o/

      Excluir

/+ Lidas/