Nosso terceiro capítulo vai falar sobre a série de maior duração da TV brasileira e que se despede esse ano do público.
Não, não é "Chaves".. Eu disse da TV BRASILEIRA, não mexicana..
Vamos falar sobre "A Grande Família"!
Como muitos já sabem, a série é um remake da história homônima da década de 70 e, em sua segunda exibição, foi idealizada para ser um especial homenageando a primeira versão, com apenas 12 episódios planejados.
Porém, com o sucesso que foi fazendo, ganhou, cada vez mais, uma quantidade maior de episódios, e já está no ar há 14 anos! Esse ano, no entanto, foi anunciada a despedida da família Silva das telinhas brasileiras.
O seriado narra o cotidiano de uma família de classe média brasileira, que mora num subúrbio da Zona Norte do Rio. Lineu (Marco Nanini) é o patriarca, que controla o lar a mãos de ferro. Ele é casado com Nenê (Marieta Severo), uma típica dona de casa amorosa e dedicada ao ambiente familiar. Juntos, tiveram dois filhos: Bebel (Guta Stresser), que é a mais velha, e o lunático Tuco (Lúcio Mauro Filho), o caçula. Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) é um malandro/simpático/comédia que se apaixona por Bebel e acaba se casando com ela. Dessa união, nasce Florianinho (Vinícius Moreno), adolescente que dá bastante dor de cabeça para seus pais. Outros personagens são recorrentes na história, como Marilda (Andréa Beltrão - que deixa o elenco em 2010), Mendonça (Tonico Pereira), chefe da repartição onde Lineu trabalha, o pasteleiro Beiçola (Marcos Oliveira), o mecânico Paulão (Evandro Mesquita), Pajé Murici (Luís Miranda) e, nas temporadas de 2013 e 2014, Lurdinha (Maria Clara Gueiros); que passa a ser a empregada da família.
Ao longo das temporadas, muita coisa mudou... Começando pelo elenco, que contou com uma importante perda quando Rogério Cardoso, intérprete de Seu Floriano, pai da personagem Nenê, veio a falecer;
2001
2005
Fonte: Veja (Grupo Abril)
2008
2014
passando pela mudança de aberturas e dos intérpretes da música tema (já cantada por Dudu Nobre, Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho);
Ops, essa não..... hahaha
Agora sim!!
Algumas das aberturas do programa
e sem contar, é claro, nas várias "Bebels" que foram surgindo ao longo do programa....
Fonte: Gshow.com
Tem Bebel egípcia,
Bebel exploradora,
Bebel extrovertida,
Bebel vesga....
Voltando ao enredo, na temporada de 2012, houve uma reviravolta. Lineu fica em coma por 4 anos e, quando acorda, encontra tudo mudado. Bebel e Agostinho melhoraram de vida, seu neto já é um adolescente, Nenê se viu obrigada a tomar as rédias da casa e acaba se aproximando do médico que cuida de sua saúde, interpretado por Juca de Oliveira. Essa mudança, porém, trouxe algumas controvérsias à série, pois os Silva não estariam mais em 2014, mas sim em 2018; fato que não foi levado em conta pelos roteiristas que, vira e mexe, deixam escapar repercussões e evidências de que eles estariam vivenciando eventos acontecidos em 2014, como a própria Copa do Mundo.
"A Grande Família" também já abordou temas polêmicos ao longo de seus episódios, como a legalização da maconha e questões relacionadas à homossexualidade. Inclusive, ainda que de forma tímida, foi exibido, na temporada passada, um beijo gay entre o personagem de Lúcio Mauro Filho, o Tuco, e o ator Thiago Lacerda; numa referência à uma das obras mais famosas de Nelson Rodrigues, "O Beijo no Asfalto".
A última temporada também possui referências à literatura e está imperdível!! Há pouco tempo, foi exibido um episódio que se baseava no "Auto da Compadecida", como uma espécie de homenagem póstuma ao seu autor, Ariano Suassuna, que faleceu recentemente. Entitulado de "O Auto(móvel) da Compadecida", o episódio ousou ao matar 4 personagens num acidente de táxi: Agostinho, Bebel, Paulão e Lurdinha. Daí, eles vão para o purgatório aguardar o juízo final, onde encontram o Diabo (Lineu), Jesus (Tuco) e Nossa Semhora (Nenê). Ao final, todos têm o direito de voltarem à vida.
Contudo, é perceptível que houve uma mudança na estrutura narrativa do seriado. As histórias se tornaram mais densas, mais bem elaboradas, deixando o humor como coadjuvante e apostando em questões mal resolvidas, no drama psicológico de cada personagem. Tudo narrado em um ritmo rápido, com uma fotografia mais escura (estratégia realçadora do drama), se comparada às anteriores, e dotada de um cuidado estético digno de cinema! Lineu e Nenê já brigaram, já se separaram, já voltaram, já viajaram pelo mundo em um barco, já adotaram um bebê, já o devolveram para a mãe biológica... Já se encontraram até com eles mesmos no passado (o que não é difícil de acontecer no seriado. Os flashbacks são recorrentes e quase íntimos dos personagens, esclarecendo muito a respeito dos mesmos e revelando vários segredos; o que acaba funcionando como um eficiente e divertido recurso).
É importante ressaltar também o fato de a trilha sonora estar bem cuidada e de a classificação ter aumentado para 14 anos, em decorrência, justamente, da mudança do conteúdo do seriado, como abordado acima.
O último episódio de "A Grande Família" vai ao ar na Globo semana que vem, quinta, logo após "Império", deixando órfãos uma legião de admiradores e fãs.
E assim termina nosso terceiro capítulo do blog!! Espero que tenham gostado e que continuem nos acompanhando e dando suas opiniões! :)
Até logo mais, gente!
A Grande Família fará falta...
ResponderExcluirhahahah
ResponderExcluirAdorei! Ansiosa pelo próximo post!
bjsss Sara! *-*
Que bom que gostou, Sara!! Fazemos o Guia pra vocês! Continue nos acompanhando, dando sua opinião e indicando para os amigos!! :)
ExcluirAdoro a a grande família! mas essa ultima temporada eu não gostei mto ! enfim adorei reviver aqui em seu blog a história da série ! Parabéns pelo belo trabalho !
ResponderExcluirMuito obrigado pelos elogios! Que bom que gostou do post! Continue nos acompanhando e dando suas opiniões sempre! :)
ResponderExcluirAbçs