Vamos falar sobre machismo nas novelas mexicanas?! Vamooooos!

 Nāo podemos deixar isso passar, precisamos problematizar, refletir e nos conscientizar sobre a importância na busca pelos direitos igualitários!

 Esses dias, assistindo " A Dona", vi uma cena em que o personagem do Fernando Colunga quase quebra o braço da Valentina (Lucero), aquilo me incomodou MUITO! Aí, você pode dizer: ah, mas fala sério! Isso é obra ficcional. Ok! Mas esse fator se repete em inúmeras novelas. Vemos um machismo acentuado, o homem fazendo a mulher de "capacho" e elas quando exercem atitudes consideradas "erradas" sāo amplamente odiadas, vistas como megeras. No mínimo, isso deve nos levar a reflexāo sobre o quanto a mulher ganha culpa em coisas que passam despercebidas quando executadas por boys ( Porque o Colunga quase quebrou o braço da moça, mas é tido como o herói da trama!). Precisamos reconsiderar nossos conceitos!


 Es una descarada por ser la más hermosa (8)

 Quem nāo lembra de Rubi, personagem da maravilhosa Barbara Mori?! A mulher bela e sexy que se aproveitava (oi?!) dos pobres homens indefesos. Era fácil odiá-la, mas o Heitor (aquele que traiu a noiva) era um coitado, minha gente! Afinal, por extinto ele preferiu ficar com a Rubi, algo inevitável! #sejemenas.

 Por que  só a Rubi era a ruim, sendo que quem tinha um compromisso com a Maribel era o Heitor?!  

 Precisamos rever isso, hein! A mesma dinâmica ocorre em Teresa.



 Podemos citar vários exemplos, como Coraçāo Indomável (onde só o homem leva jeito pra cuidar dos negócios, a mulher nāo consegue cuidar da parte financeira e por aí vai....),  Maria do Bairro  (Luís Fernando faz várias canalhices e depois vira príncipe, ok que as pessoas podem se arrepender, maaaas....)

 Porém, temos um caso que vai contra a corrente ! Em " A Usurpadora", a querida Paulina toma as rédeas dos negócios da família, só cede ao amor de Carlos Daniel quando acha conveniente...

 O fato é que precisamos falar sobre machismo, nāo deixe o debate passar despercebido. Vamos problematizar?!


Um comentário:

  1. estou assistindo pelo terceira vez a usurpadora, dessa vez na netflix e só agora me dei conta do quanto a novela é machista. Carlos Daniel é ridículo. o jeito como ele despreza a participação de "paola" na empresa por essa mulher é lamentavel.... "mulher minha não dirige uma empresa" "mulher minha nao faz issso..." "mulher minha tem que satisfazer minhas necessidades"... ridiculooo... e ainda por cima vive dando em cima de uma e de outra. não entendo como um dia já suspirei por este homem. personagens desprezíveis. precisava desabafar kkkkkkk

    ResponderExcluir

/+ Lidas/